Select Menu

Mariologia Bíblica

Artigos

Maria no Culto

Iconografia

Maria nos Dogmas

Perpétuo Socorro

Orações Diversas

Po Polsku

» » » Leigos e leigas na Casa da Mãe - Academia Marial 2018


Santuário prepara encontro de formação para os leigos no mês de maio
  No Ano do Laicato, celebrado na Igreja do Brasil nesse ano de 2018, o Santuário de Aparecida organiza o encontro ‘Leigos e Leigas na Casa da Mãe. O encontro visa oferecer um momento de formação, para contribuir com a missão dos leigos na Igreja e na sociedade.

O evento acontece entre os dias 19 e 20 de maio com atividades na Basílica e no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida. Dentre os nomes que irão conduzir as temáticas e discussões do encontro, destaque para a presença do Secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida em Roma, Padre Alexandre Awi Mello, ISch.
O reitor do Santuário de Aparecida, padre João Batista de Almeida explica o objetivo do encontro, destacando a importante participação dos leigos em várias frentes. “O leigo está em várias situações, como por exemplo, na igreja, envolvido nas várias Pastorais e ele também está na sociedade, como na política, então há muitas tarefas onde o leigo está atuando e essas oficinas têm o objetivo de contribuir com os trabalhos dos leigos em sua comunidade e em sua cidade”.
A programação do encontro ‘Leigos e Leigas na Casa da Mãe’ contará com oficinas simultâneas no dia 20 das 10h ao 12h, nas temáticas de Família, Catequese, Líderes na Igreja, Defesa da Vida, Fé e Política, Católicos Empreendedores e Deus é Jovem. Além desses assuntos o padre Alexandre Awi conduzirá a palestra de abertura do evento no dia 19 às 15h, com o tema ‘Uma Leiga Chamada Maria’, apresentando Maria como modelo de missão leiga na Igreja. Essas ações serão realizadas no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida.
“Todos os palestrantes são pessoas envolvidas diretamente com cada temática, tendo como propósito trazer um pouco das suas vivências para os participantes. Ao final das oficinas, uma síntese das discussões serão apresentadas durante a plenária para envolver todos os presentes no encontro e motivar suas ações”, pontou o reitor do Santuário.
Ainda no dia 20 às 7h, a Escola de Maria, catequese que acontece nos fins de semana no Altar Central, será realizada pelo Secretário do Dicastério para os Leigos, que falará sobre o Ano do Laicato frisando Maria leiga, discípula e modelo de vida cristã. Em seguida os participantes do encontro, celebrarão ação e graças na santa missa das 8h com o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes e o reitor do Santuário, padre João Batista.
Para participar da palestra com o padre Alexandre Awi e as oficinas no Centro de Eventos, os interessados deverão se inscrever antecipadamente. As inscrições serão iniciadas no dia 9 de abril e poderão ser feitas no site do Santuário até o dia 18 de maio. No ato da inscrição o participante deverá escolher a oficina que irá acompanhar. A taxa do encontro é de R$ 20,00 e poderá ser paga no cartão de crédito.  Os inscritos no XII Congresso Mariológico, promovido pela Academia Marial em parceria com a Faculdade Dehoniana de Taubaté, estão isentos da taxa do encontro 'Leigos e Leigas na Casa da Mãe'.  Os congressistas deverão apenas confirmar o interesse no evento e escolher a oficina que desejarão participar.
Informações no telefone 12 3104-1690 ou 1697 e no e-mail pastoral@santuarionacional.com.

SOBRE MARIOLOGIA POPULAR

Na Constituição Dogmática “Lumen Gentium”, que trata da Igreja, o Concílio recomendou que “os teólogos e pregadores da palavra divina, na consideração da singular dignidade da Mãe de Deus, se abstenham com diligência tanto de todo o falso exagero quanto da demasiada estreiteza de espírito. Sob a direção do Magistério, cultivem o estudo da Sagrada Escritura, dos Santos Padres e Doutores e das liturgias da Igreja para retamente ilustrar os ofícios e privilégios da Bem-aventurada Virgem que sempre levam a cristo, origem de toda verdade, santidade e piedade” (LG 67).
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Faça um Comentário

Bibliografia